Empresa brasileira exibe 1ª inteligência artificial para legislativos do Brasil no Capitólio, em Washington D.C.

Govsys marca presença histórica no LegisTech 2025 em Washington, D.C., destacando inovação brasileira de inteligência artificial para legislativos.

 

Porto Alegre, 12 de maio de 2025 – A Govsys, empresa gaúcha e pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público no Brasil, marcou presença de destaque no evento LegisTech: Digital Agenda in Parliaments, realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2025, em Washington, D.C. Promovido pela Bússola Tech em colaboração com a Organização dos Estados Americanos (OAS), o evento reuniu líderes parlamentares, especialistas em tecnologia legislativa e representantes de diversos países no Capitólio dos Estados Unidos e na sede da OEA, consolidando-se como um marco global na discussão sobre o futuro digital dos parlamentos.

A participação da Govsys no LegisTech 2025 reforçou a relevância do Brasil e do Rio Grande do Sul no cenário internacional de inovação legislativa, ao apresentar sua solução de inteligência artificial LegIA, a primeira IA legislativa completa do país. A empresa teve três momentos de destaque ao longo do evento, com contribuições de Bruno Thomasi, Sócio-Diretor da Govsys, e Luis Fernando P. Machado, Advisor de Inteligência Legislativa, que compartilharam insights sobre o impacto da tecnologia na modernização de processos parlamentares e na ampliação da participação cidadã.

Primeiro dia: Debate no Capitólio sobre IA e participação cidadã

No dia 8 de maio, no Capitólio dos Estados Unidos, Bruno Thomasi integrou o painel “Using Artificial Intelligence to Improve Participation and Citizens’ Oversight in Parliaments” (Usando inteligência artificial para melhorar a participação e fiscalização cidadã nos Parlamentos), ao lado de figuras de peso como Luís Kimaid, Diretor-Executivo da Bússola Tech, Fotis Fitsilis, Chefe do Departamento de Documentação Científica do Parlamento Helênico, Kyoungshin Kim, Diretor do Bureau Interparlamentar da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, e Daniel Schuman, do American Governance Institute.

Durante o debate, Thomasi destacou como a IA está revolucionando os canais de comunicações de redes sociais, facilitando a comunicação e transformando o que é complexo ao público em simples, como formas de revolucionar os poderes legislativo tornando-os mais acessíveis e compreensíveis à população, garantindo mais transparência ao trabalho do Legislativo.

Segundo dia: Apresentação do Legiflow e da LegIA na OEA

No dia 9 de maio, na sede da OEA, Bruno Thomasi apresentou a LegIA no painel “Case Presentations of the Usage of Artificial Intelligence in Parliaments” (Apresentação de Casos de Uso de Inteligência Artificial em Parlamentos). A solução, que já é referência no Brasil, impressionou a audiência ao demonstrar sua capacidade de elaborar proposições legislativas, pareceres jurídicos e resumos de projetos, todos alinhados às normativas brasileiras. A apresentação reforçou o pioneirismo da Govsys em desenvolver uma ferramenta que não apenas otimiza o trabalho parlamentar, mas também fortalece a confiança pública por meio de processos mais transparentes e inclusivos.

Ainda no segundo dia, Luis Fernando P. Machado participou do painel “Matching the Modernisation Strategy with the Rules of Procedure in Parliaments” (Combinando a estratégia de modernização com os regimentos internos nos Parlamentos), moderado por Moises Benamor, Chefe de Instituições Representativas da OEA. Ao lado de Stephen Dwyer, Diretor Sênior de Inovação da Câmara dos Representantes dos EUA, e Fotis Fitsilis, Machado discutiu como a integração de tecnologias modernas, como a IA, pode ser harmonizada com as regras procedimentais dos parlamentos, garantindo eficiência sem comprometer a tradição legislativa.

Um evento de alcance global

O LegisTech 2025 contou com a presença de figuras de destaque do cenário legislativo mundial, como Stephanie Bice, Presidente do Subcomitê de Modernização do Congresso dos EUA; Ricardo De los Santos, Presidente do Senado da República Dominicana; Alfredo Pacheco, Presidente da Câmara dos Deputados da República Dominicana; Danilo Aguiar, Secretário-Geral do Senado Federal do Brasil; Miguel Landeros, Secretário-Geral da Câmara de Deputados do Chile; e José Andrés Jiménez Martín, Chefe do Departamento de Assessoria Técnica em TIC do Congresso dos Deputados da Espanha, entre outros. Representantes do México, Peru e outros países também enriqueceram os debates, promovendo um intercâmbio de experiências que destacou a relevância de soluções como a LegIA em contextos globais.

Impacto e legado da Govsys

A participação da Govsys no LegisTech 2025 colocou o Brasil e o Rio Grande do Sul no centro das discussões sobre inovação legislativa, evidenciando o potencial da tecnologia brasileira para transformar parlamentos em instituições mais eficientes, transparentes e conectadas com a sociedade.

“Estar no Capitólio e na OEA, apresentando uma solução desenvolvida no Brasil para líderes mundiais, é um marco não só para a Govsys, mas para o ecossistema de inovação do Brasil. Um ambiente de trocas de experiências globais onde tivemos acesso a inovações que estão sendo implementadas em várias partes do mundo ocidental e oriental. A recepção das nossas inovações que estamos oferecendo vão de encontro aos principais desafios que os parlamentos nacionais, estaduais e municipais buscam, os feedbacks foram ótimos e ficamos muito felizes de poder levar a inovação brasileira em IA para o mundo.”, afirmou Bruno Thomasi.

Já o advisor de inteligência legislativa da Govsys, o professor Luís Fernando Machado, painelista do encontro, marcou presença na discussão sobre regulação da IA nos Regimentos Internos, enfocando que:

“há premência de que a IA não se torne uma única verdade, para não se tornar tirania da eficiência, e como a IA passa a ser um copiloto do parlamentar, necessita-se da conduta humana mais ética e responsável na elaboração das leis com auxílio da IA, e sugeriu que haja dispositivos sinestésicos de IA que a Govsys pretende implementar para a inclusão digital de leitura e compreensão mais facilitada para todos”.

Com a LegIA, a Govsys segue liderando o caminho para a modernização dos legislativos, consolidando sua posição como referência em inteligência artificial aplicada à governança democrática.

Sobre a Govsys

Fundada em Guaíba/RS em 2007, a Govsys é uma empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para o setor público, com foco em inteligência artificial e digitalização de processos legislativa. Sua solução LegIA é a primeira IA legislativa completa do Brasil, utilizada por parlamentos para aumentar a eficiência, transparência e participação cidadã.

Contatos para Imprensa:

www.govsys.com.br

imprensa@govsys.com.br